Notícias
 


É PRECISO TRABALHO DECENTE AO TRABALHADOR.

30/10/12

Por: PAGUA.

Esse tema tem sido recorrente em todos os momentos da história de luta por direitos trabalhistas. Por isso, é chegada a hora de trazer à consciência do trabalhador para a importância de um trabalho decente, fortalecendo nossa luta.
Para os trabalhadores existe o direito e para o setor econômico há as obrigações de respeito às normas, que não surgem por mera vontade, mas sim por uma necessidade que todo ser humano tem de respeito a sua dignidade como: salário digno, segurança para execução de suas tarefas, direito ao descanso, lazer e convívio familiar. Todo este conjunto faz parte de uma relação decente de trabalho.
Não basta fazer o debate às normas e regras, apenas. É preciso lembrar que as leis apontam quais os direitos e as obrigações de trabalhadores e empregadores. Por isso, não pode o empresário pensar simplesmente no lucro, esquecendo-se que dependem das tarefas de seus empregados para que sua empresa se mantenha no mercado.
Em nosso setor, a mão de obra representa todo serviço prestado pela empresa, lembrando sempre que trabalhadores são seres humanos e tem limites físicos e psíquicos, não são máquinas. Se a empresa necessita de capital, de obter melhor resultado financeiro para pagar suas obrigações e para obter lucro, nosso trabalho é nosso capital, o trabalhador também necessita de seu capital para manter sua família.
Trabalho Decente é o oposto do trabalho que exigi de um trabalhador uma jornada em excesso, tarefas impossíveis de serem cumpridas e exigências descabíveis dadas por encarregados e chefes. A relação deve ser respeitosa e de equilíbrio.
Todo ser humano deve ser respeitado em seus direitos e limites, ninguém é feliz quando é explorado ou exigido além de seu limite, ou não é reconhecido por seu trabalho. Um empresário deve primeiro respeitar seus empregados, pois se assim não faz, com certeza não respeita a sociedade que se utiliza de seus serviços.
Trabalho Decente é uma relação de trabalho com respeito segurança e deve ser feita dentro das normas previstas na legislação do País, sem isto não existe trabalho decente. Esperamos que todos se conscientizem que uma sociedade somente é igual e justa quando existe respeito ao direito e as obrigações, resultados do equilíbrio de forças de uma sociedade, como o capital e trabalho.

 
 
        Principal
        História
        Sede Social
        Diretoria
        Palavra do Presidente
        Orientação Trabalhista
        Homologação - Rescisão
        Fique de Olho
        Benefícios
        Hotel Fazenda
        Colônia Praia Grande
        Fique Sócio
        Fale Conosco
 
 
 
 
 

Convenção coletiva de melhoria das condições de trabalho em prensas e equipamentos similares, injetoras de plástico e tratamento galvênico de superfícies nas indústrias metalúrgicas no estado de São Paulo

 
  - GRUPO 19-3 2009/2011
- SINDISIDER 2009/2011
- SINDIFUPI 2009/2011
- GRUPO-2 2009/2011
- FUNDIÇÃO 2009/2011
- SINDEPEÇAS 2009/2011
- ESTAMAPARIAS DE METAIS 2009/2011
 
  - SINDIFUPI - PLR 2008/2009
- GRUPO 19 3- 2008/2009
- GRUPO 10- 2008/2009
- SINDIFUPI 2008/2009
- SINDIPEÇAS 2008/2009
- FUNDIÇÃO 2008/2009
- SINDISIDER 2008/2009